segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Joga fora no lixo?

Começo a acreditar que o fato de ter feito História não foi uma ótima idéia. Não só pelo "amplo" mercado de trabalho que está a minha espera como pela consciência única que me proporcionou, que faz eu me sentir um alien no mundo contemporrâneo! Ou melhor, foi uma ótima idéia!
Essa porcaria de pós-modernidade, que eu ainda estou tentando entender o que é, resolveu jogar a criança com a água da bacia, tudo pela janela!
Ótimo, eu entendo que não podemos continuar fazendo a mesma coisa do século passado, retrasado... Infelizmente eu nasci no tempo errado, fazer o que? Mas também não podemos esquecer de onde vem esse conhecimento que temos hoje.
Numa conversa de busão com um garoto do qual copiei a perspectiva de desenhar grama na primeira série primária, minha primeira revolta. Descobrindo que ele fazia arquitetura na Usp, fiz a minha pergunta romântica:

- "E, se você quiser projetar uma catedral gótica, você saberia?"
- "Não!"
- O.O Por que??? Afff nossa!!!! Vocês não aprendem isso na Fac?
- "Não, porque não seu usa mais isso, ninguém vai querer construir uma catedral gótica!"

A minha indignação não era pelo fato de não se construir mais catedrais góticas, o problema era não saber mais como se faz!!! Uma sabedoria que a humanidade demorou milênios pra desenvolver e pluft! Sumiu! Não presta pra mais nada, nem pra gente saber como chegamos na maldita e burra simplificação da forma!

Começo a trabalhar com estagiários de arte, e novamente a romântica pergunta:

- "E se você quiser fazer uma escultura em mármore, você saberia?"
- " Não"
- O.O Por que? Aff nossa!!!! Vocês não aprendem isso na Fac?
- "Não, porque não se usa mais isso, na arte contemporânea, ninguém vai querer esculpir em mármore, isso foi o tempo de Michelângelo! Agora é privada de ponta cabeça!"

Artistas que não sabem a incrível e elaborada técnica que também demoramos milênios pra desenvolver! O mesmo podemos dizer de todas as áreas do conhecimento. E isso me parece tão infantil quanto uma criança que descobre a calculadora e se pergunta:

"Pra que preciso aprender a fazer os cálculos se a calculadora faz por mim?"

Se tivermos que abandonar a terra e começar tudo de novo em outro planeta, seremos Neandertais novamente!
É por isso que a cada dia eu agradeço o meu professor de canto.

- "Quero fazer canto popular!"
- "Ótimo, primeiro vamos aprender canto lírico, então você terá todo o conhecimento e as técnicas que existem para depois fazer canto popular com esse know-how"

UAUUUUUU!!! *____*

Se a humanidade desenvolveu a maravilha de técnica que é o canto lírico, porque vou simplesmente pular todo esse conhecimento?
Viva a modernidade que nos faz evoluir e encontrar melhores maneiras de representar e até mesmo contestar o que estamos vivendo! Mas por favor, eu quero conhecer os caminhos!

Um comentário:

• the potions' mistress disse...

"Buarquilina" já!
Até que enfim um blog onde realmente se escreve, ok, cumadi?
Beijos

"E se de repente a gente não sentisse a dor que a gente finge e sente?"