segunda-feira, 9 de março de 2009

Gal. Superego, vc não gosta de mim, mas o Id gosta!

Alguém por favor me explica o que é que mudou em mim?

Por que o patinho feio do jardim II, que assustava marianinhas inocentes e tinha o singelo apelido de "predador" por sua ira, virou de repente um arremedo de cisne? Sim, poque nem de longe isso é um cisne, fingindo que trabalha, limpando o nariz na colcha e colecionando furos no quadril. Outros egos acham que o teu ego é o falo perfeito pra completar desejos alheios, doce ilusão.

Somos formados por Ego, Superego e Id.

O Id são as paixões, os desejos, os impulsos. Tudo o que vc mais quer in questa vida maledeta para satisfazer o "buraco" do desejo. Não aquele buraco físico, sim, esse também, mas aquele buraco bem no meio do seu peito que não importa quantas borrachas bonitinhas vc compre, quantas biografias da Piaf vc leia, quantos videos da Mimi vc veja, ele continuará lá, tão imenso e vazio como sempre.

O Superego é a tua mãe, ou a tua nonna, ou Deus na Santa Inquisição, ou teu professor de História Antiga. São todos os obstáculos morais, éticos e chatos ou não, que te impedem de realizar o Id completamente.

Você quer brincar com o "Meu Primeiro Gradiente", mas o Superego, na versão mãe, te aterroriza dizendo que você precisa estudar "berinjela e tigela" para o maldito e impossível ditado do "g" e "j"!

Você até faria uma loucura se a tua nonna superego não rondasse a tua mente sendo uma santa italiana católica fofinha que espera de vc no mínimo um vestido de noiva quase branco!

Você pensa que seria uma boa ter afogado seu irmão na banheirinha se Deus, o ápice dos superegos não fosse assim tão cruel. Não vai, vc ainda tem um pouco de bondade no coração!

Você adoraria dormir a tarde na sua cama quentinha e aproveitar esse ócio da faculdade, mas seu professor superego de Antiga (super de superestrura, sabe? aquele termo cunhado pelo pensamento marxiano estudado por Foucault, mas que se a gente aplicar anacronicamente na Grécia clássica, bla bla bla) aparece no seu sonho para te cobrar aquele texto que vc não leu!

E por fim existe o Ego. Este é você tentando administrar a luta feroz entre o Id e o Superego. Vc quer e não pode. Ou pode e não quer. Ahhhhhhhhhhh. Malditos conflitos neuróticos!

E ainda dizem que teu Ego é grande, que se infla em ser o cisne! Que cisne?

2 comentários:

Sugarpuss O'Shea disse...

Meu ego é do meu tamanho, dá pra imaginar né.

Unknown disse...

"marianinhas inocentes" XD

por mais que superegos-nona sejam o mais fofinho, amado e avassalador dos 3, até esse a gnt tem q deixar de lado um pouquinho de vez em qdo!!!!

"E se de repente a gente não sentisse a dor que a gente finge e sente?"