domingo, 16 de agosto de 2009

Ma première robe de scène!

Voilà!!!

Imaginem minha felicidade ao comprar "ma première robe de scène"!

Entro na Gregory - sim me permiti um luxo, mesmo que na promoção - e começo a escolher alguns tubinhos. Várias histórias me vêm a mente.

Quantos anos Édith cantou na rua com qualquer roupa! Mas para apresentar-se no Gerny's lá estava ela as voltas com um vestido que precisava de mangas feitas por ela mesma. Conta a lenda, que no dia do show, na hora do show, ela ainda tricotava, desesperadamente. Um lenço misterioso, de alguma cantora famosa ou de uma qualquer, aparecera para lhe salvar da vergonha. Lenço esse que cairia no fim da música com um gesto típico piafiano, mostrando a humildade da cantora recém saída da rua, "Da rua aos palcos" proclamava Leplée e a fama seria eterna.

Outra mocinha, alguns anos depois, de Avignon a Paris, apresentava-se sempre com o mesmo vestido, que o pai, com muito esforço, por conta de sua numerosa família de 14 crianças, comprou para ela. A filha de seu empresário lhe pergunta: Mireille, pq vc só usa preto?
Na verdade, não era só preto, mas aquele era o único vestido da então também humilde Mireille Mathieu. Envergonhada ela lhe responde: Meu avô morreu a pouco tempo e estou de luto.
A menina chorou desconsolada e a canceriana má se arrependeu de ter enganado a criança. 40 anos mais tarde Cristian Lacroix faria um vestido que lembrava aquele para que ela comemorasse uma carreira tão brilhante.

Com essas histórias na cabeça, lá estava eu, procurando um tubinho preto. Vou cantar "Padam", sucesso da primeira cantora, revisitado pela segunda. Uma responsabilidade enorme para uma primeira apresentação onde escolher o vestido é a menor delas. Quero algo sóbrio como Édith mas com algum glamour Mireilliano. Experimento vários modelos do mesmo tubinho imortalizado por Pierre Cardin! Ah esses franceses viu! Vejo que o modelo que atravessou décadas me cai como uma luva. Quero preto mas nunca consigo fugir do azul. Meu modelo tem a parte superior azul marinho com uma renda brilhante e a parte inferior preta. Puro Luxo! Puro Glam! Puro anos 20!

Saio saltitante uma semana depois com meu 38 apertado para 36! Ma première robe de Scène! Espero que seja tão auspicioso quanto foram para as minhas cantoras preferidas!

3 comentários:

Novo Rodrigo disse...

Oi Raquel, muito interessante o seu blog, infelizmente não tenho talento nem interesse suficiente para tornar o meu espaço tão bacana assim. Quanto à Piaf, acho que sua informação esta equivocada, uma busca simples no site Vagalume e você vai ouvir Piaf cantando Ne me quitte pas.
Tudo de bom e obrigado pela visita!!

RaquelRuiz disse...

Bom, na internet tem muita coisa absurda! Se vc prestar atenção e conhecer a fundo a voz da Piaf, vai ver que essas versões da internet não são dela, mas da maravilhosa "Mireille Mathieu" ou da nossa "Maysa".
Tenho toda a discografia da Piaf e tenho certeza absoluta que ela nunca gravou essa música!
Um abraço!

Mandy. disse...

Raquelzita, amei seu blog...me identifiquei com a maioria dos textos aqui escritos, temos umas inquietudes bastante parecidas...sobretudo a mente revolucionária de uma historiadora e de uma futura! HAHAHA

Quanto á isso de Ne Me Quitte Pas, a Edith realmente nunca gravou essa música. Pode ter sido a Mireille, a Maysa ou a Nina Simone! mas a Piaf nunca mesmo.

"E se de repente a gente não sentisse a dor que a gente finge e sente?"